7.2.09

Nada mais que um ovo


Enchi de Oeste a minha vida,
Como se o Sol, que estira os peixes,
Me desse a terra percorrida,
o mar curvo e um não-me-deixes.

Sol fui no arco dos dias
E, pesado
Na minha luz, já mais do que o meu fogo,
Levei as ondas frias,
O vento e a vida logo.

Tudo levei, coroado de horizonte;
O amor queimei na tarde vaga,
Com uma ilha defronte.

Mas, queria, mais que o mar, bater
Ainda as praias carregadas
De passos, conchas e do haver
De aves livres lá pousadas
Que já não posso recolher.

E um ovo,
Nada mais que um ovo,
Num punhado de pó, entre juncais,
Que desse vida, penas, povo
Para as aragens e areais.

Vitorino Nemésio, Nem Toda a Noite a VidaPainting : Vladimir Kush

1 comment:

  1. It seems that this painting is "Sunrise by the Ocean", by VladimirKush.
    http://www.vladimirkush.com/home.php

    ReplyDelete